Parte Um: A Primeira Era |
---|
Parte Dois: A Segunda Era |
Parte Três: A Terceira Era |
Parte Quatro |
A Busca de Erebor é um texto de J.R.R. Tolkien publicado postumamente por Christopher Tolkien em Contos Inacabados e em Os Povos da Terra-média (também incluído como um apêndice na segunda edição de O Hobbit Anotado).
Este trabalho traz uma explicação sobre como e por quais motivos Gandalf organizou a retomada da Montanha Solitária (Erebor em sindarin), uma aventura narrada a partir da perspectiva de Bilbo Bolseiro algum tempo antes das aventuras de O Hobbit.
História do Texto[]
"A Busca de Erebor" (assim como A Caçada ao Anel) foi originalmente escrita entre 1954 e 1955 para ser parte dos Apêndices de O Senhor dos Anéis, mas Tolkien foi forçado a omiti-los por falta de espaço, e apenas uma versão muito resumida da história apareceu nos Apêndices.
Existem dois manuscritos remanescentes do trabalho. Ambos estão escritos em primeira pessoa, sob a perspectiva de Frodo Bolseiro. No entanto, quase todo o texto consiste em uma narração de Gandalf, que contava a história a pedido de Frodo em Minas Tirith após a coroação de Rei Elessar.
Sinopse[]
Gandalf sabia que Smaug, o Dragão, poderia representar uma séria ameaça se fosse usado por Sauron, então residindo em Dol Guldur em Floresta das Trevas. Ele estava pensando sobre o assunto quando encontrou Thorin em Bree. Thorin também estava preocupado com Smaug, mas tinha o motivo diferente de vingança e da retomada do tesouro dos Anões na Montanha Solitária. Gandalf concordou em ajudar Thorin.
Gandalf achava Bilbo, uma escolha improvável, um companheiro adequado para Thorin e seus Anões por vários motivos. Primeiro, ele havia observado que Bilbo tinha interesse no mundo exterior, sendo assim aventureiro. Outro motivo é que Smaug não reconheceria o cheiro de um Hobbit, algo vantajoso para uma operação furtiva. Thorin também não tinha grande apreço pelos Hobbits, e colocar Bilbo na expedição poderia evitar que o orgulhoso Thorin tomasse ações precipitadas — como desafiar Smaug abertamente. As objeções de Thorin a Bilbo foram o que Gandalf achou mais difícil de superar. Thorin acreditava que Bilbo era incapaz de ajudar na aventura e que Gandalf poderia estar apenas interferindo por seus próprios motivos. Após muito debate, Gandalf convenceu Thorin de que Bilbo seria um membro valioso.