Enciclopédia da Terra-Média
Advertisement
Enciclopédia da Terra-Média
Atenção: É necessário expandir a seção referências bibliográficas deste artigo. [ ajuda ]
Esse artigo trata sobre o capítulo de Contos Inacabados. Para ler sobre o evento, veja Busca de Erebor.
Capítulos de Contos Inacabados
Parte Um: A Primeira Era
  1. De Tuor e Sua Chegada a Gondolin
  2. Narn i Hîn Húrin
Parte Dois: A Segunda Era
  1. Uma Descrição de Númenor
  2. Aldarion e Erendis
  3. A Linhagem de Elros
  4. História de Galadriel e Celeborn
Parte Três: A Terceira Era
  1. O Desastre dos Campos de Lis
  2. Cirion e Eorl
  3. A Busca de Erebor
  4. A Caçada ao Anel
  5. As Batalhas dos Vaus do Isen
Parte Quatro
  1. Os Drúedain
  2. Os Istari
  3. Os Palantíri

A Busca de Erebor é um texto de J.R.R. Tolkien publicado postumamente por Christopher Tolkien em Contos Inacabados e em Os Povos da Terra-média (também incluído como um apêndice na segunda edição de O Hobbit Anotado).

Este trabalho traz uma explicação sobre como e por quais motivos Gandalf organizou a retomada da Montanha Solitária (Erebor em sindarin), uma aventura narrada a partir da perspectiva de Bilbo Bolseiro algum tempo antes das aventuras de O Hobbit.

História do Texto[]

"A Busca de Erebor" (assim como A Caçada ao Anel) foi originalmente escrita entre 1954 e 1955 para ser parte dos Apêndices de O Senhor dos Anéis, mas Tolkien foi forçado a omiti-los por falta de espaço, e apenas uma versão muito resumida da história apareceu nos Apêndices.

Existem dois manuscritos remanescentes do trabalho. Ambos estão escritos em primeira pessoa, sob a perspectiva de Frodo Bolseiro. No entanto, quase todo o texto consiste em uma narração de Gandalf, que contava a história a pedido de Frodo em Minas Tirith após a coroação de Rei Elessar.

Sinopse[]

Alan Lee - A Chance Meeting

Um encontro ao acaso por Alan Lee

Gandalf sabia que Smaug, o Dragão, poderia representar uma séria ameaça se fosse usado por Sauron, então residindo em Dol Guldur em Floresta das Trevas. Ele estava pensando sobre o assunto quando encontrou Thorin em Bree. Thorin também estava preocupado com Smaug, mas tinha o motivo diferente de vingança e da retomada do tesouro dos Anões na Montanha Solitária. Gandalf concordou em ajudar Thorin.

Gandalf achava Bilbo, uma escolha improvável, um companheiro adequado para Thorin e seus Anões por vários motivos. Primeiro, ele havia observado que Bilbo tinha interesse no mundo exterior, sendo assim aventureiro. Outro motivo é que Smaug não reconheceria o cheiro de um Hobbit, algo vantajoso para uma operação furtiva. Thorin também não tinha grande apreço pelos Hobbits, e colocar Bilbo na expedição poderia evitar que o orgulhoso Thorin tomasse ações precipitadas — como desafiar Smaug abertamente. As objeções de Thorin a Bilbo foram o que Gandalf achou mais difícil de superar. Thorin acreditava que Bilbo era incapaz de ajudar na aventura e que Gandalf poderia estar apenas interferindo por seus próprios motivos. Após muito debate, Gandalf convenceu Thorin de que Bilbo seria um membro valioso.

Personagens[]

  1. Aragorn
  2. Balin
  3. Brand
  4. Bilbo
  5. Dáin Pé de Ferro
  6. Fíli
  7. Frodo
  8. Gandalf
  9. Gimli
  10. Glóin
  11. Isengar Tûk
  12. Hildifons Tûk
  13. Holman
  14. Merry
  15. Pippin
  16. Saruman
  17. Sauron
  18. Smaug
  19. Thorin I
  20. Thráin I
  21. Thráin II
  22. Thrór
Advertisement