Enciclopédia da Terra-Média
Advertisement
Enciclopédia da Terra-Média
Atenção: É necessário expandir a seção referências bibliográficas deste artigo. [ ajuda ]
Arwen
Anna Kulisz - Arwen
Liv Tyler como Arwen
Informações biográficas
Outros nomes Undómiel (Q: "Evenstar")
Elerondiel (Q)
Elrenniel (S)
Título(s) Dama de Valfenda
Rainha dos Elfos e dos Homens
Rainha de Gondor
Nascimento 241 TE
Reinado 3019 TE - 120 QE
Morte 1 de março, 121 QE (2,901 anos)
Cerin Amroth, Lothlórien
Família
Irmão(s) Elladan, Elrohir
Filho(s) Eldarion e outras filhas
Descrição física
Gênero Feminino
Raça Elfo
Cabelo Preto
Olhos Cinza
Vestimenta Traje cinzento ornado com folhas prateadas
Nos bastidores
Ator(es) Liv Tyler
Aparece em O Senhor dos Anéis
"Frodo viu aquela a quem poucos mortais haviam visto até então; Arwen, filha de Elrond, na qual se dizia que a semelhança de Lúthien tinha retornado à Terra; e ela era chamada de Undómiel, pois era o Evenstar de seu povo."
A Sociedade do Anel, "Muitas Reuniões"

Arwen Undómiel, frequentemente chamada de Arwen Evenstar, foi uma Meia-elfa, casada com Aragorn II. Ela era filha de Elrond e Celebrían.

Ela era considerada a mais bela das Crianças de Ilúvatar na Terceira Era, assemelhando-se a Lúthien da Primeira Era, que nunca mais apareceria em Ëa. Seu romance com Aragorn lembrava o de Beren o Homem e Lúthien a Elf. Assim como Lúthien, ela rejeitou sua imortalidade Élfica para se casar com Aragorn e morrer ao lado dele.

História[]

Arwen nasceu em 241 T.E. e era a irmã mais nova de Elladan e Elrohir. De sua mãe, ela herdou a Pedra Élfica. Como uma das meio-elfas, ela compartilhava o direito de seu pai de escolher seu destino. Ela viveu a maior parte de sua vida em Valfenda, ou em Lothlórien com seus avós.

Seu pai criou os filhos dos Chefes dos Dúnedain, que eram os Herdeiros de Isildur exilados. Foi em 2952 T.E. quando ela retornou de Lothlórien para Valfenda que ela conheceu um jovem filho adotivo de seu pai, Aragorn. O jovem Dúnadan se apaixonou quando a viu pela primeira vez, embora, como ainda era um jovem, Arwen não tenha correspondido ao seu amor.

Elrond insistiu que Arwen não poderia se casar com Aragorn até que ele se tornasse rei tanto de Gondor quanto de Arnor. Se Arwen escolhesse casar-se com ele e se tornar mortal, ou permanecer com seu povo como uma das Elfos, ela seria separada para sempre de Elrond ou Aragorn.

Não foi até muitos anos depois, em Lórien, que Arwen retribuiu o amor de Aragorn, e em 2980 T.E. eles prometeram um ao outro sua lealdade em Cerin Amroth. Aragorn deu a ela o Anel de Barahir.

Nos anos que antecederam a Guerra do Anel, as Montanhas Sombrias e todas as terras a leste tornaram-se perigosas, e a pedido de seu pai, Arwen retornou a Valfenda em 3009 T.E..

Arwen mais tarde se reuniu com Aragorn quando ele trouxe os Hobbits para Valfenda durante a Guerra do Anel. Ela estava presente em um banquete ao qual Frodo compareceu, e mais tarde naquela noite, ela e Aragorn conversaram. Quando a Irmandade partiu e Galadriel ofereceu a eles seus presentes, a Pedra Élfica de Arwen, dada por Galadriel a Celebrían, e de Celebrían para Arwen, foi o presente para Aragorn. Ele a usaria como um amuleto dali em diante. Esse presente tinha a função de um presente de casamento da família da noiva para o noivo, prenunciando seu casamento com Arwen.

Arwen teceu o Brasão de Elendil para Aragorn com pano negro, decorando-o com mithril, gemas e ouro. Ela enviou o estandarte com seus irmãos e um grupo de Rangers do Norte para Aragorn antes de ele seguir pelos Caminhos dos Mortos, inspirando-o assim a escolher o caminho difícil. O estandarte foi desfraldado na Batalha dos Campos do Pelennor para anunciar triunfantemente o retorno do Rei. Após a derrota de Sauron, Aragorn foi coroado como Rei do Oeste e o novo Reino Reunificado; naquele dia, Arwen e seu pai partiram para Minas Tirith. Em 20 de maio, eles chegaram a Lothlórien, onde permaneceram por uma semana antes de Arwen continuar com sua escolta. Em 14 de junho, ela encontrou seus irmãos e juntos foram para Edoras, onde ficaram dois dias antes de seguirem para Gondor.

Rainha[]

Arwen chegou a Minas Tirith em 1 Lithe e casou-se com Aragorn em Dia do Meio do Ano, sendo a terceira união de Elfos e Homens. Arwen escolheu um destino diferente do de seu pai e não navegou para o Oeste. Em vez disso, ela concedeu a Frodo, como o Portador do Anel, a passagem em seu lugar, pois ela previu que seu fardo não seria aliviado. Ela também lhe presenteou com um colar com uma gema branca.

Morte e legado[]

Como Rainha de Gondor, Arwen manteve uma conexão estreita com os aliados de Gondor, assim como seu marido. Em 15 Q.E., eles visitaram os Hobbits fora do Condado e ela escolheu como dama de honra Elanor Gardner, filha de Samwise Gamgee. Ela foi mãe de um filho, Eldarion, e pelo menos duas filhas não nomeadas. Após a morte de Aragorn, Arwen partiu de Minas Tirith e retornou à desabitada Lothlórien. Lá ela permaneceu por um tempo até entregar sua vida em 121 Q.E. em Cerin Amroth, e foi enterrada lá.

Concepção, etimologia e outras versões[]

Arwen significa "Donzela Nobre" em Sindarin, derivado de ara- ("nobre") e gwenn ("donzela"). Tolkien observou que também significa "grandemente abençoada" em galês. A forma em Quenya de seu nome não é totalmente certa, mas em sua saudação em Quenya, Aragorn a menciona novamente como "Arwen" (Arwen vanimelda, namárië!). Isso sugere que a forma Arwen em si também é coincidentemente um cálcuo válido, ou pelo menos compreensível, em Quenya (usando ar-, radical Arwend-).

Outros nomes[]

Seu epessë, Undómiel, significa "Estrela Vespertina", de Undómë ("crepúsculo da tarde") e el ("estrela"). Também lhe são dados os nomes Elrenniel e Elerondiel, ambos significando "Filha de Elrond" em Sindarin e Quenya, respectivamente.

Outras versões do legendarium[]

Enquanto escrevia os rascunhos de O Senhor dos Anéis, a personagem se chamava Finduilas; somente durante a revisão final em 1949, Tolkien mudou o nome para Arwen.

Tolkien considerou adiar o nascimento de Arwen de 241 T.E. para 341 T.E., ou até mesmo para 421 T.E., para aumentar o intervalo entre o nascimento dos gêmeos e o nascimento de Arwen, onde os pais estavam em paz, e ele atribuiu o erro nas datas a uma "possível origem de escrita equivocada" (com a inversão dos números 241/421).

Genealogia[]

FinarfinEärwenGaladhonTuorIdrilDiorNimloth
GaladrielCelebornEärendilElwing
CelebríanElrondElros
ElladanElrohirARWENAragorn II
Eldarionfilhas desconhecidas

Em adaptações[]

  • 2001-03: A trilogia O Senhor dos Anéis (série de filmes):
    • Arwen Liv Tyler

      Liv Tyler como Arwen.

      Arwen é interpretada por Liv Tyler. Diversas cenas adicionais relacionadas a Arwen são inseridas, algumas das quais se desviam dos livros e outras parecem ser inspiradas em O Conto de Aragorn e Arwen. No primeiro filme, ela resgata Frodo Bolseiro dos Cavaleiros Negros em Bruinen, frustrando-os com uma inundação repentina, convocada por um encantamento. No livro, foi Glorfindel quem colocou Frodo a cavalo e o enviou sozinho para fugir dos Cavaleiros Negros, e Elrond e Gandalf organizaram a inundação. Além disso, no livro, Frodo se defende dos Cavaleiros Negros, enquanto no filme, Arwen o defende. Arwen empunha a espada Hadhafang, uma espada não-canônica que pertencia a seu pai. Há uma cena em que Aragorn tem um sonho com Arwen em que eles se beijam, uma cena em que Arwen discute com seu pai sobre partir para Valinor, e uma cena em que ela realmente parte para Valinor e depois muda de ideia e retorna quando vê uma visão de seu futuro filho, Eldarion. Além disso, no final da trilogia cinematográfica, ela aparentemente fica doente, aparentemente como resultado de ter abandonado sua imortalidade. Elrond leva a Narsil reforgada, agora Andúril, para Aragorn em Templo da Colina, e diz a ele que o destino dela se ligou ao Um Anel, e que ela está morrendo. No entanto, nenhuma explicação é fornecida para essas declarações. É possível que os comentários de Elrond sobre ela estar morrendo sejam apenas uma metáfora de sua mortalidade, e que ele não esteja insinuando que ela tenha uma conexão com o Anel, mas sim que a decisão de Arwen de ficar significa que seu futuro, assim como dos outros povos livres da Terra-média, agora depende da destruição do anel. Mais tarde, depois que o Anel é destruído, Arwen está presente na coroação de Aragorn sem sinais de doença.
  • 2002: O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (jogo):
    • Arwen aparece em Valfenda após o Conselho de Elrond. Ela tem um breve diálogo com Aragorn e recita várias linhas do Enigma de Passolargo. Não há atriz de voz especificada, mas provavelmente é Kath Soucie.
  • 2003: The Lord of the Rings Online:
    • Arwen pode ser encontrada em um gazebo com vista para o caminho de Valfenda para as Montanhas Sombrias. Seu papel no jogo inicialmente era pequeno, e sua única interação significativa com o jogador era a entrega do estandarte de Elessar que ela fez para Aragorn e instrui o jogador a entregar para Halbarad. Após a queda de Sauron, sua importância aumenta quando Elrond e sua comitiva viajam para Minas Tirith para seu casamento. No caminho de Lothlórien a partir das terras dos Beórnidas, Arwen pede a seu pai para visitar a caverna onde sua mãe Celebrian foi atormentada pelos orcs antes de ser resgatada. Mais tarde, ela discute essa experiência com a Senhora Galadriel.
  • 2011: The Lord of the Rings: War in the North:
    • Arwen reside em Valfenda, onde os jogadores podem conversar com ela sobre assuntos históricos e presentes. Embora tenha a aparência de Liv Tyler, seu papel está mais próximo ao do livro do que o do filme: por exemplo, ela fornece a Halbarad e à Companhia Cinzenta o estandarte que ela havia feito para Aragorn, um evento omitido na adaptação cinematográfica. Ela é dublada por Courtenay Taylor.
Advertisement