Enciclopédia da Terra-Média
Advertisement
Enciclopédia da Terra-Média
Este artigo ou seção é um esboço.
As Duas Torres
81lQ5N0QwJL
Capa da ed. HarperCollins
Informações
Nome original The Two Towers
Autor J.R.R. Tolkien
Editora George Allen & Unwin
(ed. original)
Lançamento 29 de jul. de 1954
Idioma(s) Inglês
País UKFlag Reino Unido
Tradução Ronald Kyrmse
(ed. 2019)
Páginas 464
(ed. 2019)

As Duas Torres é a segunda parte de O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien, que compila os livros III e IV da saga, sucedendo A Sociedade do Anel.

A história continua a partir dos eventos anteriores, com Aragorn, Legolas e Gimli tentando resgatar Merry e Pippin dos orques, ao mesmo tempo em que Frodo e Sam passam pelas Emyn Muil e encontram um possível aliado inesperado que pode levá-los a Mordor.

A sequência do volume é O Retorno do Rei.

Sumário[]

Livro III[]

  1. A Partida de Boromir
  2. Os Cavaleiros de Rohan
  3. Os Uruk-Hai
  4. Barbárvore
  5. O Cavaleiro Branco
  6. O Rei do Palácio Dourado
  7. O Abismo de Helm
  8. A estrada para Isengard
  9. Escombros e Destroços
  10. A Voz de Saruman
  11. O Palantír

Livro IV[]

  1. Sméagol Domado
  2. A Passagem dos Pântanos
  3. O Portão Negro Está Fechado
  4. De Ervas e Coelho Ensopado
  5. Janela sobre o Oeste
  6. O Lago Proibido
  7. A Viagem até a Encruzilhada
  8. As Escadarias de Cirith Ungol
  9. A Toca de Laracna
  10. As Escolhas do Mestre Samwise

Sinopse[]

Enredo[]

Nas Cataratas de Rauros, Boromir luta para defender Merry e Pippin do ataque dos orques, mas acaba morto e os hobbits são capturados. Aragorn, Legolas e Gimli saem à caçada pelos amigos e no meio do caminho encontram Éomer e os Cavaleiros de Rohan. Éomer diz que seus homens mataram orques na beira de Fangorn, e adentrando a floresta os três companheiros se deparam com Gandalf, renascido como "O Branco". Paralelamente, o ent Barbárvore leva Merry e Pippin em segurança para o Entencontro.

Gandalf guia Aragorn e os outros para Edoras, capital de Rohan, para livrar Théoden Rei da maldição de Saruman, o traidor de Isengard. Depois de curar o rei e expulsar Gríma, o Língua-de-Cobra, da cidade, Gandalf parte para os Vaus do Isen, enquanto Theóden reúne seu exército para fortificar o Abismo de Helm. Ocorre a Batalha do Forte-da-Trombeta, e os homens de Rohan saem vitoriosos, com ajuda de Gandalf e os Huorns. Então eles vão a Isengard para confrontar Saruman e se deparam com a dominação dos Ents sobre o lugar, além de reencontrarem Merry e Pippin. Gandalf quebra o cajado de Saruman, anulando seus poderes. Depois, voltando para Edoras, Pippin olha através da Palantír e vê o próprio Sauron. Ele é resgatado por Gandalf, mas um Nazgûl alado passa por cima deles. Então Gandalf e Pippin se preparam para ir a Gondor ajudar na guerra que se insinua pela Terra-média.

Do outro lado do Anduin, o Grande Rio, Frodo e Sam tentam atravessar as Emyn Muil por semanas, mas sem sucesso. Inesperadamente eles se deparam com Gollum e o tornam seu guia para Mordor. Incapazes de passar pelo Morannon, o Portão Negro de Mordor, os três seguem caminho para Cirith Ungol. Em Ithilien eles são encontrados por Faramir, Capitão de Gondor e irmão de Boromir, e levados ao refúgio secreto de Henneth Annûn. Ele se mostra resistente ao poder do Anel e liberta Frodo, Sam e Gollum. Os três viajantes chegam na Encruzilhada e Frodo quase é seduzido a entrar em Minas Morgul ou ir para Minas Tirith. Escalando Cirith Ungol, eles veem o Senhor dos Nazgûl liderando um exército para a Guerra do Anel.

Depois de subir por muito tempo, alcançam a morada de Laracna, uma terrível aranha descendente de Ungoliant. Tudo era uma armadilha de Gollum para retomar o Um Anel para si mesmo, depois dos dois hobbits morrerem. Entretanto, Frodo e Sam sobrevivem graças ao Frasco de Galadriel, que contém a luz de Eärendil. Laracna envenena Frodo, mas é ferida por Sam e foge para as sombras. Em seguida, o corpo insconsciente de Frodo é levado por orques até a Torre de Cirith Ungol, e Sam, portando o Anel, vai resgatá-lo.

Aparições[]

Traduções[]

Galeria de Capas[]

Cronologia de lançamento: Legendário
Precedido por
SociedadeLivroCapa3

A Sociedade do Anel (1954)
As Duas Torres Sucedido por

O Retorno do Rei (1955)
1954
O Legendário de J.R.R. Tolkien


Ver Também[]

Links Externos[]

Fontes[]

Referências[]

Advertisement