Da Vinda dos Elfos e do Cativeiro de Melkor é o terceiro capítulo da seção Quenta Silmarillion dentro de O Silmarillion.
Sinopse[]
Os Valar permaneceram em Aman sob a luz das Duas Árvores, e apenas Yavanna e Oromë retornaram à Terra-média em algumas ocasiões. De lá, trouxeram notícias de que aquelas terras estavam sob a sombra de Melkor. Assim, muitos Valar desejaram fazer guerra contra Melkor, especialmente Tulkas. Mas Mandos os advertiu em nome de Manwë que eles não podiam fazer guerra porque os Primogênitos estavam chegando naquela era. Então Varda preparou o mundo colocando novas e mais poderosas estrelas no céu para guiar os Elfos na escuridão da Terra-média. Sob as novas luzes, os Elfos despertaram em Cuiviénen, mas isso só se tornou conhecido dos Valar após Oromë encontrá-los por acaso. Em Cuiviénen, os Elfos inventaram línguas e viveram em paz, mas também foram atormentados por Melkor, que enviou criaturas malignas para perturbá-los e instilou em seus corações o medo do Cavaleiro. Diz-se que ele também capturou muitos Elfos em Utumno e os corrompeu, criando Orcs em zombaria dos Elfos. Este foi considerado o ato mais perverso de Melkor.
Retornando da Terra-média, Oromë contou aos Valar sobre os Elfos e sobre as sombras que os atormentavam. Então os Valar foram à guerra contra Melkor na Batalha dos Poderes, na qual os Elfos ouviram um grande abalo e ficaram preocupados, mas não participaram da batalha. Após muitas batalhas, Melkor foi encontrado encolhido nas profundezas de Utumno, e Aulë forjou a corrente Angainor para mantê-lo cativo. Ele foi encadeado por Tulkas e aprisionado nas Salas de Mandos. No entanto, muitos dos servos de Melkor escaparam e se esconderam em Angband, e Sauron estava entre eles.
Os Valar enviaram Oromë para chamar os Elfos a Valinor, e ele escolheu Ingwë, Finwë e Elwë como embaixadores, pois muitos Elfos não confiavam nos Valar. Os três embaixadores contaram aos seus Clãs sobre a Luz de Valinor, e os Elfos embarcaram na jornada através da Terra-média, exceto alguns que se recusaram e se tornaram os Elfos escuros, ou os Avari. Assim começou a Grande Jornada e a Separação dos Elfos. Enquanto os Elfos atravessavam a Terra-média, muitos dos Teleri, o clã mais numeroso, se separaram ao longo do caminho, criando novos povos élficos. Os Elfos eventualmente chegaram a Beleriand junto ao mar. Aqui, mais Teleri ficaram, por seu amor pelo oceano, ou retornaram às florestas (Sindar). Nas margens do Grande Mar, Oromë deixou os Elfos para buscar o conselho de Manwë.
Ligações externas[]
- Discussão do capítulo em Entmoot.com (em inglês)
- Discussão do capítulo em BarrowDowns.com (em inglês)