Sobre Eldamar e os Príncipes dos Eldalië é o quinto capítulo da seção Quenta Silmarillion dentro de O Silmarillion.
Sinopse[]
A Grande Marcha dos Elfos finalmente terminou. Os Vanyar e os Noldor foram os primeiros a chegar a Valinor, navegando em uma ilha puxada por Ulmo. Lá, começaram a integrar-se com os Valar e a se estabelecer pelo continente. Parte da ilha se separou, contudo, e ficou conhecida como a ilha de Balar.
Entretanto, nem todos os Eldar foram para Valinor, pois os Teleri demoraram-se nas margens de Beleriand em busca de seu senhor desaparecido. Aqueles que ficaram construíram as cidades de Brithombar e Eglarest nas margens de Falas, com Círdan como seu líder. Ainda assim, posteriormente, em parte a pedido dos Noldor, Ulmo retornou à Terra-média para buscar os Teleri.
A ilha foi arrastada de volta através do mar até a Terra-média. Muitos Teleri embarcaram, mas não desejavam perder totalmente o acesso à Terra-média. Ulmo ouviu seu pedido, parando a ilha antes de concluir a viagem. A ilha parou nas margens de Aman e ficaria conhecida como Tol Eressëa, a ilha solitária, pois ainda estava separada das Terras Imortais pelo mar. Essa separação física dos outros elfos gradualmente iniciou um processo pelo qual suas línguas começaram a se dividir.
Os Noldor e Vanyar inicialmente viveram dentro de uma brecha nas Montanhas Pelori na fronteira de Aman. Lá, construíram uma cidade conhecida como Tirion, com muitas muralhas e torres brancas, e até mesmo um broto de uma das Duas Árvores, conhecido como Galathilion. Os Vanyar tornaram-se os elfos mais amados por Manwë e Varda, enquanto Aulë amava os Noldor mais do que todos, ensinando-lhes muito de sua forja e artesanato. Os Noldor tornaram-se altamente habilidosos e generosos com seu trabalho.
Foi durante esses anos que a família real dos Noldor surgiu. Os Noldor eram governados por um alto rei chamado Finwë, que teve três filhos: Fëanor, Fingolfin e Finarfin. No entanto, eles não eram da mesma mãe, pois Miriel, a primeira esposa de Finwë, morreu no parto. Fingolfin e Finarfin eram frutos de seu segundo casamento com uma Vanyar chamada Indis.
Os filhos de Finwë teriam seus próprios descendentes: os sete Filhos de Fëanor; Fingon, Turgon e Aredhel de Fingolfin; Finrod, Galadriel, Angrod, Aegnor e Orodreth[1][2] estava em Tol Sirion entre Dorthonion e as Montanhas Sombrias. Cada um deles teria sua própria importância em seu devido tempo, mas seus tempos ainda não haviam chegado.
Os Teleri, finalmente desejando ver a luz de Valinor e seus amigos entre os outros elfos, desejaram deixar Tol Eressëa e ir para Aman. Ulmo enviou-lhes Ossë para ensinar a arte de construir navios. Os Teleri construíram seus navios e navegaram até as costas de Aman, onde eventualmente construíram o porto de Alqualondë e tornaram-se conhecidos por seus barcos em forma de cisne. Gradualmente, eles se aproximariam dos Noldor de Tirion.
Embora tanto os Noldor quanto os Vanyar tivessem chegado completamente a Aman, eles gradualmente começariam a se distanciar. Os Vanyar buscavam aprender mais sobre Aman e os Valar, enquanto os Noldor ainda se lembravam da Terra-média e procuravam aumentar seu conhecimento do mundo. Com o passar dos anos, Fëanor e seu filho tornaram-se alunos de Aulë, onde aprenderam muito das habilidades de forja e artesanato. Assim começaria a ascensão do elfo mais proeminente de todos.
Personagens[]
- Oromë
- Ulmo
- Ossë
- Finarfin
- Melkor
- Uinen
- Melian
- Yavanna
- Aulë
- Finwë
- Ingwë
- Olwë
- Fëanor
- Fingolfin
- Elwë
- Círdan
- Míriel
- Indis
- Eärwen
- Maedhros
- Maglor
- Celegorm
- Caranthir
- Curufin
- Amrod
- Amras
- Fingon
- Turgon
- Aredhel
- Finrod
- Orodreth
- Aegnor
- Angrod
- Galadriel
Referências[]
- ↑ J.R.R. Tolkien, Christopher Tolkien (ed.), O Silmarillion, "Quenta Silmarillion: De Beleriand e seus Reinos"
- ↑ Nota à edição: Orodreth é referido como filho de Finarfin nas edições atuais de O Silmarillion, embora sua relação tenha mudado nas versões mais recentes dos escritos de Tolkien. A menos que seja editado em uma edição futura, por favor, não altere isso.