Enciclopédia da Terra-Média
Advertisement
Enciclopédia da Terra-Média
Capítulos de O Silmarillion
  1. Do Princípio dos Dias
  2. De Aulë e Yavanna
  3. Da Vinda dos Elfos
  4. De Thingol e Melian
  5. De Elmadar
  6. De Fëanor
  7. Das Silmarils
  8. Do Obscurecer de Valinor
  9. Da Fuga dos Noldor
  10. Dos Sindar
  11. Do Sol e da Lua
  12. Dos Homens
  13. Do Retorno dos Noldor
  14. De Beleriand e seus Reinos
  15. Dos Noldor em Beleriand
  16. De Maeglin
  17. Da Vinda dos Homens
  18. Da Ruína de Beleriand
  19. De Beren e Lúthien
  20. Da Quinta Batalha
  21. De Túrin Turambar
  22. Da Ruína de Doriath
  23. De Tuor e da Queda de Gondolin
  24. Da Viagem de Eärendil
Dos Anéis de Poder e da Terceira Era

Do Retorno dos Noldor é o décimo terceiro capítulo da seção Quenta Silmarillion dentro de O Silmarillion.

Sinopse[]

Fëanor e os Noldor exilados desembarcaram nas praias de Lammoth e incendiaram os navios dos Teleri. Fingolfin e os Orcs de Morgoth testemunharam o incêndio. Ignorando o perigo, Fëanor e seus seguidores avançaram até Hithlum, onde foram emboscados pelos exércitos de Morgoth, mas conseguiram repelir os Orcs. A batalha, conhecida como Dagor-nuin-Giliath, foi uma vitória dos Noldor.

Fëanor, em sua fúria, avançou até Angband, mas foi mortalmente ferido pelos Balrogs, liderados por Gothmog. Mesmo em seu leito de morte, ele ordenou a seus filhos que cumprissem o terrível juramento. Após sua morte, seu corpo foi consumido por seu espírito ardente, e é dito que ele permanece nos Salões de Mandos.

Ted Nasmith - Maedhros’s Rescue from Thangorodrim

Maedhros’s Rescue from Thangorodrim
por Ted Nasmith

Os Noldor então encontraram os Sindar que haviam permanecido em Beleriand. Porém, uma mensagem de Morgoth chegou, oferecendo termos de paz. Maedhros, o filho mais velho de Fëanor, desconfiou da oferta e fingiu negociar. No entanto, ao se encontrarem, os Noldor foram emboscados, e Maedhros foi capturado e preso em Thangorodrim.

Fingolfin e seus seguidores chegaram em Hithlum após atravessarem o Gelo Triturador. As tensões entre os Noldor se intensificaram, mas Fingon, filho de Fingolfin e amigo de Maedhros, decidiu resgatar seu amigo. Escalando Thangorodrim, Fingon encontrou Maedhros, mas não conseguiu libertá-lo. Em desespero, ele pediu aos Valar que tivessem misericórdia. Manwë ouviu seu pedido e enviou o senhor das Águias, Thorondor, para ajudar. Fingon cortou a mão direita de Maedhros para libertá-lo. Este ato reconciliou as duas casas, e Maedhros abdicou do alto reinado dos Noldor em favor de Fingolfin.

Com a unidade restaurada, os Noldor sitiaram Angband e começaram a estabelecer alianças em Beleriand. Thingol aceitou a presença dos Noldor, mas proibiu sua entrada em Doriath.

O tempo passou, e tanto os Noldor quanto os Sindar prosperaram. Finrod estabeleceu a fortaleza de Nargothrond com a ajuda dos Anões, enquanto Turgon fundou a cidade oculta de Gondolin. A paz, conhecida como a Longa Paz, foi mantida por muitos anos, até que Morgoth lançou um novo ataque. Os Noldor conseguiram repelir a ofensiva de Morgoth na Dagor Aglareb e mantiveram o cerco a Angband. No entanto, Morgoth continuou a reunir forças e espreitar seus inimigos, plantando discórdia entre eles.

O Cerco de Angband começou, mas Morgoth nunca foi completamente derrotado. Após cem anos, o primeiro dragão, Glaurung, atacou os Noldor. Apesar de não estar totalmente crescido, ele foi repelido por Fingon, marcando o início de uma longa paz e prosperidade para os Noldor e Sindar.

Ligações externas[]

Advertisement