Do Retorno dos Noldor é o décimo terceiro capítulo da seção Quenta Silmarillion dentro de O Silmarillion.
Sinopse[]
Fëanor e os Noldor exilados desembarcaram nas praias de Lammoth e incendiaram os navios dos Teleri. Fingolfin e os Orcs de Morgoth testemunharam o incêndio. Ignorando o perigo, Fëanor e seus seguidores avançaram até Hithlum, onde foram emboscados pelos exércitos de Morgoth, mas conseguiram repelir os Orcs. A batalha, conhecida como Dagor-nuin-Giliath, foi uma vitória dos Noldor.
Fëanor, em sua fúria, avançou até Angband, mas foi mortalmente ferido pelos Balrogs, liderados por Gothmog. Mesmo em seu leito de morte, ele ordenou a seus filhos que cumprissem o terrível juramento. Após sua morte, seu corpo foi consumido por seu espírito ardente, e é dito que ele permanece nos Salões de Mandos.
Os Noldor então encontraram os Sindar que haviam permanecido em Beleriand. Porém, uma mensagem de Morgoth chegou, oferecendo termos de paz. Maedhros, o filho mais velho de Fëanor, desconfiou da oferta e fingiu negociar. No entanto, ao se encontrarem, os Noldor foram emboscados, e Maedhros foi capturado e preso em Thangorodrim.
Fingolfin e seus seguidores chegaram em Hithlum após atravessarem o Gelo Triturador. As tensões entre os Noldor se intensificaram, mas Fingon, filho de Fingolfin e amigo de Maedhros, decidiu resgatar seu amigo. Escalando Thangorodrim, Fingon encontrou Maedhros, mas não conseguiu libertá-lo. Em desespero, ele pediu aos Valar que tivessem misericórdia. Manwë ouviu seu pedido e enviou o senhor das Águias, Thorondor, para ajudar. Fingon cortou a mão direita de Maedhros para libertá-lo. Este ato reconciliou as duas casas, e Maedhros abdicou do alto reinado dos Noldor em favor de Fingolfin.
Com a unidade restaurada, os Noldor sitiaram Angband e começaram a estabelecer alianças em Beleriand. Thingol aceitou a presença dos Noldor, mas proibiu sua entrada em Doriath.
O tempo passou, e tanto os Noldor quanto os Sindar prosperaram. Finrod estabeleceu a fortaleza de Nargothrond com a ajuda dos Anões, enquanto Turgon fundou a cidade oculta de Gondolin. A paz, conhecida como a Longa Paz, foi mantida por muitos anos, até que Morgoth lançou um novo ataque. Os Noldor conseguiram repelir a ofensiva de Morgoth na Dagor Aglareb e mantiveram o cerco a Angband. No entanto, Morgoth continuou a reunir forças e espreitar seus inimigos, plantando discórdia entre eles.
O Cerco de Angband começou, mas Morgoth nunca foi completamente derrotado. Após cem anos, o primeiro dragão, Glaurung, atacou os Noldor. Apesar de não estar totalmente crescido, ele foi repelido por Fingon, marcando o início de uma longa paz e prosperidade para os Noldor e Sindar.
Ligações externas[]
- Discussão do capítulo em Entmoot.com (em inglês)