Dos Sindar é o décimo capítulo da seção Quenta Silmarillion dentro de O Silmarillion.
Sinopse[]
Durante o cativeiro de Melkor, os Elfos Teleri que partiram na Grande Jornada, mas não foram para Valinor, estabeleceram-se em Beleriand. Esses Elfos foram chamados de Sindar, e puderam viver em paz com a ausência de Morgoth. Sob o senhorio de Thingol e Melian, os Elfos de Beleriand cresceram em sabedoria e habilidade. Logo fizeram contato com os Anões, ou Naugrim como os Elfos os chamavam, de Nogrod e Belegost. Os Anões logo aprenderam a língua Sindarin e começaram a comercializar com os Sindar, embora não fossem amigos, mas sim aliados e parceiros comerciais.
Melian avisou Thingol que a paz não duraria para sempre, e ele pediu aos Anões que lhe fizessem uma morada segura. Os Anões fizeram isso de bom grado em troca do conhecimento de Melian e de pérolas que Thingol obteve de Círdan. Os Anões logo construíram "uma ponte de pedra" e uma vasta mansão de cavernas, que foi chamada de Menegroth, as Mil Cavernas. Menegroth logo se tornou um dos palácios mais belos já criados fora de Aman, com ambos, Elfos e Anões, contribuindo para a obra em uma demonstração de cooperação raramente vista nos dias que viriam. Por um tempo, a paz ainda reinou em Beleriand.
No entanto, logo começaram a se espalhar rumores sombrios. Os Anões informaram a Thingol que nem todos os servos de Morgoth foram destruídos pelos Valar. Os Avari no leste estavam sendo expulsos por criaturas malignas vindas do Norte, onde Morgoth outrora reinava. Essas criaturas malignas começaram a aparecer em Beleriand, incluindo lobos e vis Orcs. Thingol encomendou aos Anões a fabricação de armas e armaduras e as armazenou em seus arsenais.
Havia outro elfo chamado Denethor que liderou seu povo até Beleriand. Esses mais tarde seriam conhecidos como os Elfos Verdes. Thingol os recebeu de bom grado, e eles habitaram em Ossiriand.
Infelizmente, a paz não duraria, pois Morgoth escapou de Valinor e retornou à Terra-média. Morgoth reconstruiu Angband e libertou seus exércitos sobre Beleriand, atacando Doriath. Thingol pediu a Denethor por assistência, e eles atacaram os Orcs. Os exércitos dos Orcs foram derrotados, mas não antes de matarem Denethor e dispersarem os Elfos Verdes. Muitos Elfos Verdes foram viver no domínio de Thingol.
Melian usou seu poder para criar a Cintura de Melian, um véu protetor ao redor de Doriath que impedia a entrada não apenas das forças de Morgoth, mas de qualquer um que tentasse entrar contra a vontade de Melian ou Thingol. Havia paz dentro do véu de Doriath, mas fora dele reinava o caos, pois as forças de Morgoth haviam tomado Beleriand.
Logo, do oeste, vieram os navios brancos carregando Fëanor e os Noldor.
Personagens[]
- Aulë
- Círdan
- Daeron
- Denethor
- Elwë / Thingol
- Eöl
- Fëanor
- Lenwë
- Lúthien
- Maeglin
- Melian
- Melkor
- Nahar
- Olwë (mencionado)
- Oromë
- Telchar (mencionado)
- Ungoliant
- Yavanna (mencionada)
Ligações externas[]
- Discussão do capítulo em Entmoot.com (em inglês)