Enciclopédia da Terra-Média
Advertisement
Enciclopédia da Terra-Média
Eöl
Eol
Eöl por Elena Kukanova
Informações biográficas
Outros nomes o Elfo Escuro
Nascimento Antes de 1497 A.A.
Morte 400 PE
Caragdûr, Gondolin
Afiliação Teleri
Família
Filhos Maeglin
Descrição física
Gênero Masculino
Raça Elfo
Cabelo Preto
Este artigo contém problemas de tradução e precisa ser revisado.
Este artigo ou seção é um esboço.
"Você é da casa de Eöl, Maeglin, meu filho, e não dos Golodhrim. Toda esta terra pertence aos Teleri, e eu não vou negociar nem permitir que meu filho negocie com os assassinos de nossos parentes, os invasores e usurpadores de nossos lares. Nisso você deve me obedecer, ou eu vou colocá-lo em correntes."
Quenta Silmarillion, "De Maeglin"

Eöl, também chamado de Elfo Negro, era um elfo de Beleriand e um ferreiro de alta habilidade. Ele era um sinda que vivia em Nan Elmoth, nominalmente parte de Doriath. Um grande ferreiro e amigo dos anãos de Nogrod e Belegost, Eöl concebeu galvorn, um metal negro de grande força e maleabilidade, que ele moldou na armadura que ele usava quando sía para o exterior. Ele forjou duas grandes espadas negras do metal de um meteorito, mas teve que dar a espada Anglachel para Thingol como tributo por viver em Nan Elmoth. A outra espada, Anguirel, ele guardou para si.

Em 316 PE, a irmã de Turgon, Aredhel, encontrou seu reino e foi tomada por ele como sua esposa. Mais tarde, em 400 PE, Aredhel e seu filho Maeglin fugiram de Nan Elmoth para Gondolin mas foram perseguidos por Eöl. Em Gondolin, ele tentou matar Maeglin com um dardo venenoso, mas matou Aradhel ao invés diisso; por esse crime ele foi executado sendo atirado da colina de Caragdûr. A escuridão no coração de Eöl foi herdada por seu filho Maeglin e plantou as sementes para a queda de Gondolin.

Advertisement