Enciclopédia da Terra-Média
Enciclopédia da Terra-Média
Advertisement
Enciclopédia da Terra-Média
Ferroada
John Howe - Sting
Ferroada por John Howe
Dono(s) Bilbo Bolseiro
Frodo Bolseiro
Samwise Gamgi
Tipo Espada élfica
Aparência Lâmina curta, emitia um brilho azulado na presença de orcs
Criação Gondolin
Primeira Era
Galeria Imagens de Ferroada
"Vou dar-lhe um nome - disse a ela o hobbit - vou chamá-la Ferroada."
Bilbo Bolseiro em O Hobbit, "Moscas e Aranhas"

Ferroada era uma espada élfica que provavelmente havia sido feita em Gondolin na Primeira Era. Seu criador e portador original eram desconhecidos, mas tornou-se a principal arma utilizada por Bilbo e Frodo Bolseiro.

História[]

Durante a Busca de Erebor (c. maio de 2941 T.E.)[1] Thorin e Companhia encontraram um trio de Trolls chamados Tom, Bert e William, que quase os devoraram. Apenas a intervenção de Gandalf salvou a companhia de um destino horrível.[1]

Durante a briga, William deixou cair a chave da caverna dos Trolls, que continha todo tipo de tesouro saqueado das vítimas dos trolls. Bilbo Bolseiro recuperou a chave, permitindo que a companhia reivindicasse o tesouro na sua totalidade, incluindo várias finas lâminas élficas. Glamdring foi para Gandalf, enquanto sua parceira Orcrist foi reivindicada por Thorin Escudo de Carvalho. Bilbo também reivindicou uma lâmina: meramente uma adaga pelos padrões dos Homens ou de seus criadores élficos originais, e apenas uma pequena faca para os trolls cujo tesouro foi encontrado, mas que se tornou uma excelente espada curta para um hobbit.[1]

John Howe - Riddles in the Dark

Enigmas no Escuro por John Howe

Quando Bilbo foi capturado por goblins ao atravessar as Montanhas da Névoa, os goblins não notaram a arma simplesmente porque Bilbo a usava dentro de suas calças.[2] Quando Bilbo foi separado dos outros durante a fuga, isso lhe permitiu confiar na lâmina brilhante da adaga para iluminar seu caminho, além de usá-la para manter um faminto Gollum à distância enquanto tentava encontrar sua saída dos labirintos nas raízes das montanhas.[2]

A arma permaneceu sem nome até que a companhia chegou a Floresta das Trevas e, nas profundezas da escuridão, Bilbo e seus companheiros foram atacados pelas Aranhas da floresta. Ao acordar e se encontrar meio enredado em um casulo, Bilbo usou a adaga para se libertar e matar seu atacante, a primeira vez que a utilizou em batalha. O ato o levou a nomear a arma. Bilbo usou o recém-nomeado Ferroada para cortar a seda das aranhas e libertar seus companheiros; durante a batalha que se seguiu, utilizou-a em combinação com o anel mágico que havia encontrado na caverna de Gollum, jogando pedras e lançando insultos para ajudar os anões enfraquecidos pelo veneno a lutarem para sair do ninho das aranhas.

Quando Bilbo retornou ao Condado (2942 T.E.), ele trouxe sua pequena adaga com ele. Ele a exibiu acima da lareira,[3] onde provavelmente estava quando Gandalf e Balin o visitaram sete anos depois (em 2949 T.E.).[4] Após a Festa de Despedida em 22 de setembro, 3001 T.E., Bilbo levou Ferroada com ele quando deixou Vila dos Hobbits, e ela permaneceu com o velho hobbit em Valfenda pelos próximos 17 anos. Em 3018 T.E., pouco antes da Sociedade do Anel partir de Rivendell, Bilbo deu Ferroada ao seu sobrinho Frodo Bolseiro, assim como sua cota de mithril, como um presente para protegê-lo na perigosa jornada até Montanha da Perdição que estava por vir.

Como consequência de seus séculos de corrupção sob a influência do Anel Único, Gollum temia armas de fabricação élfica como Ferroada, o que fez da adaga um fator na ajuda a Frodo em domar temporariamente a criatura miserável. Ela também ajudou Frodo e Samwise Gamgi a escapar do covil da terrível Laracna em Cirith Ungol, e durante a batalha que se seguiu, mesmo após paralisar Frodo, a enorme aranha encontrou seu igual em um determinado Samwise Gamgi e aprendeu como a arma élfica ganhou seu nome. Armado ainda com Ferroada, Sam invadiu a Torre de Cirith Ungol para resgatar Frodo, embora tenha encontrado pouca resistência no caminho, já que a torre havia visto uma batalha entre suas próprias forças por causa da cota de mithril de Frodo.

Após a derrota de Sauron no final da Terceira Era, quando tanto Bilbo quanto Frodo navegaram pelo mar rumo às Terras Imortais, Ferroada permaneceu com Sam. Ele pode tê-la levado consigo quando finalmente os seguiu, como era seu direito como o último dos Portadores do Anel, ou pode ter permanecido como uma relíquia da Família Jardineiro.

Referências[]

Advertisement