FANDOM

"É claro que as vezes pensei em ir embora, mas imaginava isso como um tipo de férias, uma série de aventuras como as de Bilbo ou ainda melhores, terminando em paz. Mas isto significa o exílio, fugir de um perigo para cair em outro, levando o perigo por onde quer eu vá."
―Frodo a respeito do Um Anel e de sua jornada.

Frodo Bolseiro (em inglês, Frodo Baggins), era um Hobbit do Condado na Terceira Era, filho de Drogo Bolseiro. Frodo foi adotado por Bilbo Bolseiro e passou a viver com ele desde então. Frodo fez parte da Sociedade do Anel.

Após a partida de Bilbo Bolseiro do Condado. Frodo herdou o bolsão e o Um Anel de seu tio. Gandalf o alertou sobre sua jornada e do perigo que o Um representava, e Frodo decidiu levar o Anel até Valfenda. Ele fez parecer que estava pobre e que ia embora para sempre do Condado, para não preocupar seus vizinhos e seus parentes distantes. Ele, seu amigo e primo Pippin Tûk e seu jardineiro Samwise Gamgee, e eventualmente Meriadoc Brandebuque. Partiram do condado, tomando cuidado com os Nazgul. Mais tarde ele se juntou com Aragorn (ou passo largo) e chegaram até Valfenda. Ele se juntou a Sociedade do Anel como portador do Um Anel, para leva-lo até a montanha da perdição em Mordor e destruí-lo para sempre. Em um certo ponto, ele e Sam se separaram da comitiva e se encontraram com a abominável criatura Gollum. Que decidiu guia-los até Mordor apenas para traí-los. Isso se concretizou mais tarde, quando Gollum tomou o anel de Frodo e se jogou no vulcão com ele.

Após o fim de sua jornada, Frodo voltou para o Condado e passou seus últimos anos lá. Até que no fim da Terceira Era. Ele e seu tio Bilbo partiram para os Portos Cinzentos e para as Ilhas Elficas, para nunca voltare