Enciclopédia da Terra-Média
Advertisement
Enciclopédia da Terra-Média

"Muitos que vivem merecem a morte. E alguns que morrem merecem viver. Você pode dar-lhes a vida? Então não seja tão ávido para julgar e condenar alguém a morte. Pois mesmo os muitos sábios não conseguem ver os dois lados."

Gandalf falando para Frodo se Gollum merece morrer.

Gollum era um Hobbit do Condado, mais especificamente um Hobbit do Povo do Rio, Gollum era conhecido como Sméagol e graças ao Um Anel, ele se tornou uma criatura abominável conhecida como Gollum, que odiava o sol e a luz do dia.

Um dia enquanto pescava com seu primo Déagol, ele encontrou um anel no fundo do rio, o Um Anel, pertencente ao Senhor das Trevas, Sauron. Sméagol ficou encantado pelo anel, e brigou com Déagol, com a desculpa que era seu presente de aniversário. Ele acabou estrangulando Deágol e sendo expulso do condado, se exilando para as montanhas, ele criou um alter-ego chamado Gollum.

Gollum odiava o sol, a luz do dia, e criou o costume de comer peixes e animais. Ele ganhou fama em toda a Terra-Média, muitos viajantes diziam que haviam encontrado tal criatura. Gollum foi enganado por Bilbo Bolseiro e perdeu o anel para ele, um Hobbit que estava com 13 anões indo para a Montanha Solitária. Gollum jamais desistiu de procurar o Um Anel, ele se encontrou com o sobrinho de Bilbo, Frodo Bolseiro e seu jardineiro, Samwise Gamgee. Ambos foram em uma jornada até a Montanha da Perdição, o pouco de Sméagol tentou achar a amizade e o companheirismo em Frodo, porém Gollum se apoderou de sua mente e de seu medo novamente, fazendo Gollum se jogar no vulcão com o Um Anel.

Advertisement