Enciclopédia da Terra-Média
Advertisement
Enciclopédia da Terra-Média
Meriadoc Brandebuque
MerryBuck
Dominic Monaghan como Merry
Informações biográficas
Outros nomes Merry
Nascimento 2982 TE
Reinado 11 QE - 63 QE
Morte 63 QE
Afiliação Sociedade do Anel
Família
Família Brandebuque
Descrição física
Gênero Masculino
Raça Hobbit
Cabelo Marrom
Nos bastidores
Ator(es) Dominic Monaghan
Aparece em O Senhor dos Anéis

Meriadoc Brandebuque (Meriadoc Brandybuck na versão original), disse Merry, ou Kalimac Brandagamba em Hobbitic é um personagem fictício da Terra-Média de J.R.R. Tolkien, aparecendo no romance O Senhor dos Anéis.

História[]

Ele foi um primo e amigo de Frodo Bolseiro, que o acompanhou quando ele teve que deixar o Condado para ir a Valfenda e levar o Um Anel para um local seguro. Quando o Conselho de Elrond finalmente decide destruir o Anel no fogo da Montanha da Perdição, Merry insiste até que lhe seja permitido fazer parte da Sociedade do Anel, assim como seu primo Peregrin Tûk, disse "Pippin".

Com A Sociedade, ele tenta cruzar os Caradhras, cruza Moria, visita Lothlórien onde Galadriel lhe oferece um cinto de prata, então é capturado pelo Uruk-hai com seu primo Pippin enquanto Boromir morre enquanto tentava protegê-los. Merry e Pippin conseguem escapar e se refugiar na floresta de Fangorn, onde encontram Ent Barbárvore, com quem vão à guerra contra Isengard. Merry então entra ao serviço de Théoden, rei de Rohan, como um escudeiro, e participa da Guerra do Anel. Durante a Batalha dos Campos de Pelennor, ele realizou seu maior feito de armas, ajudando Éowyn a derrubar o Rei-Bruxo de Angmar. De volta ao Condado após a guerra, ele foi um dos líderes da Batalha de Beirágua, que expulsa Zarquino (Saruman). Torne-se o Mestre do País da Cabra, ele retorna a Rohan e depois a Gondor no final de sua vida, e é enterrado na Casa dos Reis. Quando o Condado partiu, Merry tinha 36 anos, três anos mais velho do que a maioridade de um Hobbit.

Etimologia[]

No prefácio e apêndices de O Senhor dos Anéis, Tolkien se apresenta como um tradutor contemporâneo do Livro Vermelho de West March escrito por Bilbo e Frodo, e explica que ele até traduziu os nomes para o inglês. Ele explica que "Meriadoc Brandybuck" não é o nome real do personagem, mas é a tradução que ele escolheu do nome ocidental "Kalimac Brandagamba" .

O apelido "Merry" é o equivalente a seu apelido supostamente real, "Kali", que significa "agradável", "feliz" . "Meriadoc" é simplesmente um nome para o qual existe um apelido que significa "feliz" . A escolha de “Meriadoc” pode ser uma alusão ao lendário chef bretão Conan Mériadec, fundador da Casa de Rohan, porque o personagem de Merry está muito próximo do reino de Rohan de Tolkien. Para Paula Marmor, que estudou os Hobbits, se o Condado pode ser equiparado ao sudeste da Inglaterra, o País da Cabra preferiria se referir à Armórica. A escolha do nome “Meriadoc”, reminiscente do “Connanus Meriadocus” citado por Geoffroy de Monmouth em sua Historia Regum Brittaniae, faria parte dessa lógica de reaproximação.

O nome "Brandybuck" seria o equivalente em inglês de "Brandagamba". Este último poderia ter sido traduzido como "marchbuck" ("marcha" no sentido arcaico de "fronteira"), mas Tolkien teria preferido manter uma semelhança com o nome do rio "Branda-nîn" ("Baranduin" em sindarin ), cujo nome inglês é "Brandywine" (para refletir seu nome alternativo, "Bralda-hîm", literalmente "cerveja inebriante", em referência à sua cor marrom-dourada).

Théoden chama Merry de "Holdwine", e O Hobbit é conhecido como tal nos arquivos de Rohan. Este nome provavelmente deriva das palavras do inglês antigo "hold" e "wine", que significam "fiel" e "amigo", respectivamente.

Características[]

Embora Tolkien não diga isso explicitamente, o leitor entende desde os primeiros capítulos que Merry recebeu uma boa educação. Ele vem de uma importante família do Condado, sendo o único filho do Mestre do Pays de Bouc, e está destinado a desempenhar um papel nobre ali. Ele é um personagem culto que sabe como discutir muitos assuntos. Ele é apaixonado por mapas e livros, ele também conhece muitas histórias sobre o Condado. Ele também é um ótimo organizador e tem um raciocínio rápido.

Merry tem uma noção bastante desenvolvida de "família". Ele mantém um vínculo estreito com Pippin, mas é acima de tudo aquele que faz o melhor para ajudar Frodo, acompanhando-o na Busca do Anel quando não é dele, pronto para lutar não pela glória, mas para defender seus amigos . Ele é quem mais participa da saída de Frodo do Condado. Ele também é o único a ter descoberto a existência do Anel Único que Bilbo, então Frodo, manteve em segredo.

Ver também[]

A Sociedade do Anel
Advertisement