Enciclopédia da Terra-Média
Advertisement
Enciclopédia da Terra-Média
O Retorno do Rei
HC O Retorno do Rei 2019
Capa da ed. Martins Fontes
Informações
Nome original The Return of the King
Autor J.R.R. Tolkien
Editora George Allen & Unwin
(ed. original)
Lançamento 29 de out. de 1955
Idioma(s) Inglês
Tradução Ronald Kyrmse
(HarperCollins, 2019)
Páginas 416
(1ª ed.)
ISBN 978-85-95084-75-9
Série O Senhor dos Anéis

O Retorno do Rei é a terceira e última parte de O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien, que compila os livros V e VI da saga, sucedendo A Sociedade do Anel e As Duas Torres.

A história começa após os eventos anteriores, com a captura de Frodo por orques em Cirith Ungol e a jornada de Gandalf e Pippin para Gondor, ao mesmo tempo em que Aragorn, Théoden e Merry vão a Edoras se preparar para a iminente Guerra do Anel.

Sumário[]

Livro V[]

  1. Minas Tirith
  2. A Passagem da Companhia Cinzenta
  3. A Convocação de Rohan
  4. O Cerco de Gondor
  5. A Cavalgada dos Rohirrim
  6. A Batalha dos Campos de Pelennor
  7. A Pira de Denethor
  8. As Casas de Cura
  9. O Último Debate
  10. O Portão Negro se Abre

Livro VI[]

  1. A Torre de Cirith Ungol
  2. A Terra da Sombra
  3. O Monte da Perdição
  4. O Campo de Cormallen
  5. O Regente e o Rei
  6. Muitas Despedidas
  7. Rumo ao Lar
  8. O Expurgo do Condado
  9. Os Portos Cinzentos

Apêndices[]

Os apêndices são escritos complementares de O Senhor dos Anéis. Inicialmente foram publicados pelo Tolkien na época de O Retorno do Rei, em 1955, de forma separada. Com o passar do tempo, novas edições de O Retorno do Rei começaram a incluir os apêndices como parte do livro, formato em que pode ser encontrado atualmente. A divisão dos apêndices é feita da seguinte forma:

  • Apêndice A - Anais dos Reis e Governantes
  • Apêndice B - O Conto dos Anos (Cronologia das Terras Ocidentais)
  • Apêndice C - Árvores Genealógicas (Hobbits)
  • Apêndice D - Calendários
  • Apêndice E - Escrita e Grafia
  • Apêndice F - Os Idiomas e Povos da Terceira Era

Cada um dos apêndices se dedica a elucidar temas pouco abordados, ou mesmo inexplorados, em toda a grande saga. Eles tratam desde aspectos técnicos da pronúncia de certas palavras até explicar eventos importantes do passado da Terra-média. Por exemplo, no primeiro apêndice está contada a história por trás da fundação de Rohan e do desaparecimento de Eärnur, o último rei de Gondor antes de Aragorn. Além disso, a mais recente adpatação das obras de Tolkien para a mídia audivisual, O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, se baseia essencialmente no Apêndice B.

Sinopse[]

Enredo[]

No Reino de Gondor, Gandalf e Pippin, como membro da Guarda da Cidadela, conversam com o Regente Denethor e se preparam para o ataque de Mordor, liderado pelo Senhor dos Nazgûl. Paralelamente, Theóden e Merry armam o exército de Rohan e atravessam a Floresta Druádan para auxiliar os gondorianos. Também Aragorn, Legolas e Gimli partem para as Sendas dos Mortos a fim de impedir o ataque simultâneo dos Corsários de Umbar pelo Grande Rio. Assim que chega o Dia sem Amanhecer, provocado por Sauron, as forças das trevas passam pela cidade de Osgiliath e atravessam o Anduin. Em pouco tempo, Minas Tirith, capital de Gondor, é cercada e seus portões são rompidos. Mas então trompas são ouvidas, e ao primeiro raiar do Sol, o exército de Rohan chega e tem início a Batalha dos Campos de Pelennor. O Rei Théoden tomba ao eliminar o chefe dos haradrim, e Éowyn, que foi escondida para a luta, junto de Merry, derrota o Senhor dos Nazgûl. Ao final do dia, Aragorn retorna com a frota de navios de Umbar tomada diante seu comando. As forças de Sauron recuam de volta para Mordor. Em meio à confusão, Denethor enlouquece e tentar queimar a si mesmo ao lado do filho Faramir. Porém Pippin chama Gandalf e eles conseguem salvar Faramir, enquanto Denethor morre. Os Capitães do Oeste decidem atrair a atenção do Olho de Sauron para o Morannon na esperança de que Frodo e Sam consigam destruir o Anel.

Do outro lado das Ephel Duáth, as Montanhas de Sombra, ao mesmo tempo em que a Guerra do Anel se desenrolava, Sam resgata Frodo dos orques de Cirith Ungol e juntos caminham por Mordor ao longo de dias. A fome e o desespero começam a acometê-los mais do que nunca. Frodo sente seu fardo cada vez pior. Depois de fugirem de uma companhia de orques, os dois amigos chegam nos sopés do Monte da Perdição, onde devem lançar o Um Anel para derrotar Sauron de vez. Sam carrega Frodo em suas costas e eles veem as Sammath Naur, as Câmaras de Fogo, quando são repentinamente atacados por Gollum. A pequena criatura é aparentemente espantada por Sam. Quando enfim Frodo tem a chance de destuir o Anel, ele sucumbe à tentação. No entanto, o próprio Gollum retorna e ataca Frodo, recuperando o Anel. E em sua alegria descomunal por ter de volta o seu "precisoso", Gollum cai no fogo, sendo morto e destruindo o Um Anel.

Assim, Sauron desaparece para sempre da Terra-média e suas criaturas fogem, dominadas pelo medo. Frodo e Sam foram resgatados por Gwaihir e levados para o acampamento dos homens de Gondor e Rohan. Então os Povos Livres da Terra-média finalmente comemoram a grande vitória contra o Senhor Sombrio: Aragorn é coroado Rei de Gondor e casa com Arwen; Théoden é levado para seu funeral em Rohan; Éowyn e Faramir declaram o amor um pelo outro; os hobbits recebem homenagens de Aragorn; e o que restou da Sociedade do Anel faz o caminho de volta para o Condado, despedindo-se de seus membros e amigos a cada parada.

Mas antes que os quatro hobbits, Frodo, Sam, Merry e Pippin, pudessem retornar em paz para casa, eles lidam com Saruman e Língua-de-Cobra, que infestaram o Condado com Homens malignos e perversos. Ocorre a Batalha de Beirágua e os hobbits expulsam os dois vilões do local. Língua-de-Cobra mata Saruman e é morto pelos arqueiros hobbits. E assim acabou a Guerra do Anel. Porém, dois anos depois, Frodo se despede de seus amigos para partir com Gandalf e outros Sábios pelos Portos Cinzentos até Valinor, onde poderiam descansar de sua longa missão na Terra-média.

Aparições[]

Traduções[]

Galeria de capas[]

Ver também[]

Ligações externas[]

Fontes[]

Referências[]

O Legendário de J.R.R. Tolkien
Advertisement